União de sucesso entre a Rede Sem Fronteiras e a Feira do Livro de Lisboa

Começou a 93º Feira do Livro de Lisboa que acontece  tradicionalmente no Parque Eduardo VII, em Lisboa, Portugal.


Imagem arquivo Rede Sem Fronteiras


E como já era esperado, a Rede Sem Fronteiras vem fazendo sucesso a cada ano que participa, e com isso ganhando mais adeptos, seguidores e admiradores, além de notoriedade quando se trata de uma instituição séria e que defende, divulga e mantém viva a literatura lusófona.      

    

Há algum tempo os amantes da literatura puderam ver e acompanhar esta instituição ganhando espaço em eventos e feiras de livros espalhados mundo afora. 


E não seria diferente na Feira do Livro de Lisboa. A Rede Sem Fronteiras tem escrito uma bela história quando falamos de organização, idealização e divulgação. 


O estande da instituição é um evento à parte e já virou point obrigatório para presença de algumas personalidades como o presidente de portugal “Marcelo Rebelo de Sousa” que a cada edição da feira faz questão dar uma passadinha no estande comandado pela presidente da Rede Sem Fronteiras, “Dyandreia Portugal”.



Imagem arquivo Rede Sem Fronteiras

Dyandreia costuma presentear a autoridade máxima do país com alguns livros, entre eles uma coletânea produzida pela própria entidade, obra prima que conta com a participação de diversos escritores selecionados de forma minuciosa.


No último ano, na edição que ocorreu em 2022, a Rede Sem Fronteira montou um verdadeiro exército que contou com auxiliares em várias partes do mundo, seja jornalistas, apresentadores, equipe de marketing e publicidade, além dos organizadores, entre eles o vice-presidente da instituição, Fábio Valverde Portugal


Esse ano, porém, não fugiria a regra, e o planejamento para participar do evento literário mais importante da língua lusófona começou já no final do ano passado. E como nos anos anteriores a Rede organizou a ida de autores até Portugal, assim como lançamentos de livros, palestras e apresentação artística. 


Também foi de responsabilidade da Rede Sem Fronteiras a organização e participação de escritores de várias partes do mundo, seja de forma presencial ou sendo representados por ela.


Agora vamos entender e entrar mais a fundo na história da Rede Sem Fronteiras. E ninguém melhor do que eles próprios para discorrerem sobre a sua trajetória e luta para manter viva a literatura.


(Nota oficial da Rede Sem Fronteiras)



Imagem arquivo Rede Sem Fronteiras


A Rede Sem Fronteiras é uma entidade cultural com 9 anos de existência, que desenvolve e divulga a cultura brasileira e lusófona em todo o território nacional brasileiro e para leitores de língua portuguesa residentes em mais de 20 países, distribuídos nos  cinco continentes.


Com o lema “Juntos, somos mais fortes!”. A Rede tem como objetivo, promover, difundir e fomentar a cultura e a produção de seus membros além fronteiras, por meio de projetos literários e culturais, eventos e parcerias com Universidades, Fundações, Bibliotecas, Museus, Associações, Academias e entidades afins. 


A Rede também é  promotora de eventos ligados à divulgação da literatura lusófona em feiras literárias por vários países, a exemplo da Feira do Livro de Frankfurt, Feira do Livro de Guadalajara e Feira do Livro de Lisboa. 


Neste ano de 2023, quando completa 10 anos, celebrará seu Jubileu de Estanho com a realização do Congresso Internacional de Culturas Lusófonas, de 14 a 19 de setembro em Lisboa.


De 25 de maio a 11 de junho, o magnífico Parque Eduardo VII, em Lisboa, Portugal, voltará a receber o maior evento do mundo dedicado a promover a literatura lusófona e a fomentar o gosto pela leitura: A Feira do Livro de Lisboa.


Uma programação cultural inesquecível, com cerca de 2.300 eventos pensados para todas as idades, com auditórios, praças públicas, palcos e mesas de autógrafos. Na ocasião, será celebrado o 93º aniversário da Feira, que contará com a participação de mais de 960 chancelas editoriais presentes, distribuídas em 340 pavilhões, sendo esperados quase um milhão de visitantes. 


O evento ecológico e ao ar livre possui conceito estético e funcional, consciente e preventivo ao impacto ambiental. A Feira é organizada pela Associação Portuguesa de Editores e Livreiros – APEL. A Rede Sem Fronteiras, mais uma vez, fomentando, divulgando e promovendo a língua portuguesa e os escritores além-fronteiras, participará do evento pelo quarto ano consecutivo, com um pavilhão próprio, apresentando, em média, as produções literárias de 100 escritores brasileiros e lusófonos. 


Nosso pavilhão receberá não só autores presentes, mas também representados, com uma programação cultural híbrida exibida ao vivo, de dentro da feira, em tempo real, com exibição para as suas redes e seus parceiros em 20 países do mundo. 


Portanto, é com grande honra e satisfação que informamos oficialmente à comunidade literária e cultural que os AUTORES HOMENAGEADOS DE HONRA DO PAVILHÃO DA REDE SEM FRONTEIRAS, DESTE ANO DE 2023, NA FEIRA DO LIVRO DE LISBOA, são: NA CATEGORIA HISTORIADOR: RICARDO CRAVO ALBIN Formado em Direito, Ciências e Letras, pela Universidade do Brasil, e em Línguas, pelo Instituto Brasil Estados Unidos e pela Aliança Francesa. Escritor, Pesquisador de MPB, Jornalista, Historiador, Crítico e Radialista. Sendo considerado um dos maiores pesquisadores da Música Popular Brasileira. Presidente de Honra da Academia Carioca de Letras, atual Presidente do Pen Clube do Brasil. 


NA CATEGORIA LITERATURA INFANTOJUVENIL: ISIS BERLINCK RENAULT Psicóloga, pós-graduada em Literatura Infantojuvenil, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Artista plástica, escritora e autora de livros infantojuvenis disponíveis em português, francês, inglês, alemão e italiano, apresentados presencialmente em quase 50 países. 


Ano passado foram homenageados escritores lusófonos africanos, este ano, lusófonos brasileiros. Esses autores serão homenageados e apresentados em painéis, palestras, entrevistas, terão suas Fábio Valverde Portugal, Vice-Presidente Geral obras expostas e apresentadas durante toda a Feira e entregues às autoridades portuguesas, além de participarem da programação cultural. 


É pertinente citar que a Rede Sem Fronteiras é alocada na área dos Consulados/Universidades por ser entidade cultural, e não só editora, tendo a grata satisfação de receber todos os anos a visita do Senhor Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa. 


Você pode visitar o estande da Rede Sem Fronteiras na 93º Feira do Livro de Lisboa, no pavilhão H-45

Endereço: Parque Eduardo VII de Inglaterra, 1070-099 Lisboa, Portugal.


Conheça mais da Rede Sem Fronteiras no Instagram @redesemfronteiras  

Conheça mais de Daniel Marx no Instagram @danielmarxoficial

 

Comentários

Postagens mais visitadas