CLIMA DO CLIMA

 


Aconteceu nesta quinta-feira dia 22 a Cúpula dos líderes sobre o clima. 40 nações foram convidadas pelo presidente dos Estados Unidos Joe Baden, e entre elas estava o Brasil.

Não é de hoje que vemos a urgência em se parar o agravamento e a destruição do clima no mundo. O efeito estufa está cada vez mais grave. Os rios cada vez mais poluídos e os recursos ficando a cada dia mais escassos.

Também não é de hoje que os países se comprometem em mudar seu consumo de recursos, suas culturas de desgaste ambiental e contribuir cada vez mais com a diminuição da poluição. E não foi diferente nas falas dos líderes mundiais que discursaram na cúpula do clima desta quinta-feira. Porém os discursos fabricados dos líderes mundiais prometiam uma diminuição agressiva dos poluentes até 2030 e a meta alcançada em 2050.

Falou-se mais do mesmo nesta reunião geral. Países ricos se gabando do que já fizeram e contribuíram financeiramente com o planeta e com os países subdesenvolvidos, e países pobres e em desenvolvimento publicitando os seus feitos heroicos pelo planeta, suas contribuições fictícias e pedindo mais apoio e dinheiros aos países ricos.

Fato é que não parece que nada vai mudar, ao menos a médio e longo prazo e que as discussões ainda serão muitas e muito acalentadas.

Durante o discurso do presidente Jair Bolsonaro, o presidente dos Estados Unidos, Joe Baden havia se ausentado da sala e provavelmente não assistiu o discurso do seu desafeto latino em tempo real.

Outros desafetos dos estados Unidos e do presidente Joe Baden também discursaram na cúpula, o que é o caso do presidente da Rússia, Vladimir Putin e do presidente da China, Xi Jinping.


Comentários

Postagens mais visitadas